Marketing digital refere-se a um conjunto de ferramentas, táticas e conteúdo usado para se comunicar com clientes ou prospectes na internet.
Abrangendo diversos canais de comunicação (site, redes sociais, pesquisas no Google, etc), permite que você promova seu negócio, gere leads ou até mesmo fidelize clientes…
Para ajudar você a entender mais sobre como começar no marketing digital, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Mas o que é marketing digital?
Enquanto vivemos na era digital e nos acostumamos a realizar um número considerável de ações na Internet. (comunicação nas redes sociais, compra/venda on-line, procedimentos administrativos, etc.), o marketing digital continua a se desenvolver.
Novas ferramentas e técnicas são criadas todos os dias, e sua eficácia continua a crescer, em comparação com o marketing offline (tradicional) que está estagnado.
Todos esses novos métodos de comunicação são muito variados e se baseiam principalmente em duas abordagens: outbound marketing e inbound marketing.
A primeira é realizar uma ação para entrar em contato com um cliente potencial. O segundo tem como objetivo criar conteúdo de qualidade para que o cliente seja um ator na troca e proativamente dê o passo de alcançá-lo.
Quais mídias da internet são usadas no marketing digital?
1) Site
É difícil falar em comunicação online sem falar do principal suporte no marketing digital – o site.
Seus objetivos podem ser múltiplos dependendo do grupo-alvo principal e do campo de atividade (branding, vendas, leads, etc.), mas este será o principal ativo e o ponto de partida de sua estratégia de comunicação digital.
Novas ferramentas e técnicas são criadas todos os dias, e sua eficácia continua a crescer, em comparação com o marketing offline (tradicional) que está estagnado.
Todos esses novos métodos de comunicação são muito variados e se baseiam principalmente em duas abordagens: outbound marketing e inbound marketing.
A primeira é realizar uma ação para entrar em contato com um cliente potencial. O segundo tem como objetivo criar conteúdo de qualidade para que o cliente seja um ator na troca e proativamente dê o passo de alcançá-lo.
Claro, ainda é possível estabelecer um plano de ação focado em um meio diferente.
2) Blog
Tem como objetivo demonstrar sua experiência em um campo específico. Graças a ele, você poderá se expressar sobre muitos tópicos e melhorar sua visibilidade on-line (SEO) de longo prazo, cruzando tópicos e temas.
3) Redes sociais
Muito útil para se comunicar com seus clientes/clientes potenciais e facilitar as trocas, as redes sociais são demoradas, mas são ativos formidáveis!
Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Snapchat… todos eles têm suas especificidades, e sua abordagem terá que ser adaptada de acordo com a ferramenta usada.
Mas como iniciar no marketing digital?
Para lhe ajudar, eu trouxe algumas dicas que certamente vão ser úteis para você:
Venda o que você sabe
Para começar, basta vender produtos ou serviços que você conhece. Os especialistas em marketing online chamam isso de “escolher seu nicho”. Dessa forma, escolha um nicho que represente seus interesses ou ocupações.
Por exemplo, se você é um especialista em design de interiores, fará mais sentido vender conjuntos de cadeiras do que peças de automóveis. Você fará um trabalho muito melhor em termos de esforços de marketing se vender um produto que conhece bem.
Inicie um site relacionado ao seu nicho
Antes de se tornar um afiliado, muitas empresas desejam saber o endereço do site no qual você deseja vender seus produtos. Eles querem garantir que o conteúdo do seu site não prejudique sua reputação.
É muito fácil criar seu próprio site, graças ao WordPress, por exemplo. Além disso, adicione conteúdo que não seja muito comercial. Seu site deve gradualmente se tornar autoritário em seu nicho.
Pesquise por programas de afiliados
Encontre um programa de afiliados que ofereça produtos e serviços em seu nicho. Por exemplo:
- A Amazon vende tudo, por isso é bem possível que os produtos do seu nicho estejam neste site. Este é um bom ponto de partida para quem deseja iniciar o marketing de afiliados.
- A Hotmart é outra boa opção, porque este site permite que você se torne afiliado de muito infoprodutos diferentes.
- A Monetizze também é outra opção muito popular para especialistas em marketing. As comissões oferecidas neste site são realmente muito boas.
Se cadastre em um programa de afiliados
Você pode fazer isso quase sempre de graça. Na verdade, evite sites que solicitem o número do seu cartão, porque provavelmente é uma farsa. As empresas mais conceituadas que oferecem programas afiliados permitirão que você participe sem nenhum custo.
Você será solicitado a fornecer o número da sua conta ou suas credenciais do PayPal. Lembre-se de que isso não permitirá que eles tirem dinheiro de você, mas paguem as comissões de suas vendas. Você também será solicitado para o endereço do seu site.
Adicione links afiliados ao seu conteúdo
Uma ótima maneira de receber comissões sem dar a impressão de vender um produto é adicionar links afiliados ao seu conteúdo. Dessa forma, se um usuário clicar no link, ele será redirecionado para o site da empresa e, se efetuar uma compra, você receberá uma comissão.
Se você estiver falando de dieta em seu site, adicione um link de um infoproduto da Hotmart, onde seus usuários encontrarão uma solução para o seu problema. Dessa forma, seus artigos serão a porta de entrada para a venda.
Adicione anúncios visuais na sua barra lateral
Seu blog, como a maioria dos sites, normalmente possui uma barra ao lado. Este é o lugar perfeito para adicionar anúncios visuais de produtos relacionados ao seu nicho. Essa é uma estratégia que pode ajudar você a se tornar um afiliado de sucesso.
De fato, algumas empresas permitem facilmente encontrar imagens e links para que seus visitantes sejam redirecionados ao site deles. Normalmente, você só precisará copiar e colar um código na barra lateral.
Continue produzindo conteúdo relacionado ao seu nicho
Seus usuários devem retornar regularmente ao seu site. Para isso, você deve continuar produzindo conteúdo original e interessante. Isso é chamado de marketing de conteúdo.
Conteúdo de qualidade ajuda a manter seus leitores fiéis. Quanto mais eles visitam seu site, maior a probabilidade de clicar em um link de afiliado e comprar um item ou serviço.
Você também pode usar seu conteúdo para adicionar links afiliados, conforme explicado acima. Quanto mais conteúdo você produzir, mais links você poderá adicionar. A probabilidade de seus usuários comprarem no site das empresas às quais você é afiliado aumentará de acordo.
Use dados analíticos para medir seu sucesso
Felizmente para você, muitos sites de marketing de afiliados permitem acessar dados analíticos valiosos para que você possa definir o que funciona melhor para você. Usar isso ao seu favor, contribuirá para você se transformar em um afiliado de sucesso.
Se você perceber que está vendendo um tipo específico de produto em seu site, produza conteúdo que permita que seus leitores conheçam melhor as características do mesmo.
Além disso, use o Google Analytics para entender melhor a demografia de seus visitantes. Direcione seus esforços de marketing de conteúdo para essas pessoas.
Concentre-se no que funciona e elimine o que não funciona. Os dados analíticos fornecidos por sua plataforma ajudarão você a determinar quais anúncios funcionam ou não. Use os que são mais eficazes e elimine os outros.
Expanda seus negócios
Sua atividade, só pode seguir duas trajetórias: desenvolver ou regredir. É por isso que você sempre deve procurar crescer; caso contrário, seu negócio pode diminuir, assim como sua renda. Algumas dicas são:
- Procure novos produtos para vender online – Confira os diferentes sites afiliados. Procure novos negócios que procuram afiliados e, se eles oferecem um produto ou serviço que você acha que pode vender, ofereça-lhes uma parceria.
- Promova seu negócio online – Use redes sociais, e-mails e outros canais promocionais para promovê-lo e um número crescente de internautas estará se voltando para você para descobrir os produtos e serviços que você promove.
Automatize o que pode ser automatizado
Existem muitas ferramentas de marketing digital. Algumas serão um investimento, mas se você economizar tempo para consolidar seus negócios, o retorno do investimento será positivo.
Crie uma estratégia de longo prazo para seus negócios, enquanto suas ferramentas cuidam das tarefas do dia a dia. Dessa forma, você terá uma visão geral que permitirá expandir seus negócios.
Gostou de saber mais sobre como iniciar no marketing digital? Então clique aqui e não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Deixe um comentário